quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Qual é tua Obra? (Resenha)

Cortella, Mário Sergio, Qual é tua obra?: Inquietações propositivas sobre gestão, liderança e ética, 6ª Edição, Petropólis – RJ, Vozes, 2009.

O livro Qual é tua obra, pode ser caracterizado como um livro de auto-ajuda. O autor escreve na primeira pessoa do singular e da impressão que ele está, frente a frente com o leitor, num bate-papo. Mas, é uma conversa agradável, pois quando ele apresenta uma palavra pouco comum, ou que com o passar do tempo ela seja usada de forma vulgar, dá explicações detalhadas sobre a mesma, e até mesmo como ela foi criada. Exemplo: companhia (cum, pan, ia), quando os navegadores iam para o mar, eles levavam apenas pão o suficiente para sobrar da viagem. A forma que ele apresenta o conhecimento quântico, para explicar que somos apenas pó é bem interessante, no tópico E Tem gente que se acha, página 23. Uma pessoa desapercebida dirá que ele é tautológico, o que é uma inverdade. Pois ele começa apresentando as coisas simples e aprofundando gradualmente, e às vezes é necessário um feedback para melhor compreensão do assunto.
Esse livro é praticamente uma consultoria para pessoas que são líderes ou desejam ocupar cargos de liderança. Ele começa o primeiro capítulo Gestão, falando da busca de sentido que a humanidade tem passado. Essa busca tem levado as pessoas a serem mais espiritualizadas e amorosas. E um dos desafios da gestão é fazer a pessoa reconhecer que o trabalho que ele realiza não é um castigo, mas, sim a realização de uma obra. Quando a pessoa se reconhece naquilo que ela faz, ela se torna uma pessoa completa. No segundo capítulo Liderança, a virtude mais valorizada por ele no líder é a humildade, que possibilita uma valorização do outro. O outro não é um estranho, mas, sim alguém da mesma espécie e que merece respeito e atenção. É através do outro que crescemos, vitalizamos e renovamos. Quando uma pessoa é humilde naturalmente ela também é ética e respeita os espaços de cada um, cabe ao líder a tarefa de fazer o liderado se reconhecer na obra que realiza. O terceiro capítulo é dedicado a Ética, como conjunto de valores que permitem uma pessoa: analisar, avaliar e julgar. É a ética que responde as três perguntas essenciais: Quero? Posso? Devo?
Do meu ponto de vista, há uma questão que discordo ou talvez tenha sido má interpretada por mim. É quando o autor fala “se ele baixar a qualidade do trabalho que faz ele baixa o salário” página 58, pois se uma pessoa baixa a qualidade de trabalho ela é demitida. Então aqui seria baixar a quantidade e não qualidade, pois muitas vezes uma pessoa tem dois ou três empregos buscando um alto padrão de vida da família. Este livro no mínimo leva uma pessoa a refletir o seu modo de vida. É importante frisar que temos que alcançar um equilíbrio: espiritual, familiar, profissional e amoroso.

Baixe o resumo completo clicando aqui.

0 comentários:

Sobre mim

Jaine Policena
Ver meu perfil completo

Seguidores