quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Liberdade de escolha

A liberdade de escolha é inerente a qualquer ser humano. O problema é que a maioria dos homens acabam perdendo essa capacidade básica ora devido a falta de conhecimento ora por causa da alienação.
A Bíblia Sagrada fala “o meu povo perece por falta de conhecimento” (Oséias 4.6). Por não ter conhecimento, o ser humano toma decisões erradas ou tardias e consequentemente tem uma redução de oportunidades e muitas vezes têm prejuízos financeiros, perca de emprego ou negócios. Você certamente conhece alguém que deixou de obter uma promoção no emprego por falta de conhecimento ou quase passou em um concurso ou vestibular. Mais frustrante é ter informações e não ter conhecimento.
Atualmente a facilidade de difusão da informação acaba gerando uma falsa sensação de saber, o que pode ser caracterizado como um tipo de alienação. Um dos meios mais eficazes para alienar é a mídia eletrônica tais como: TV, rádio e também a internet. A forma mais evidente de alienação é o consumismo gerado pelo capitalismo, onde as pessoas são levadas a consumir ou adquirir algo que não necessitam.
Informação produz conhecimento, mas não é sinônimo de conhecimento. O maior problema hoje é identificar as informações úteis e válidas que produzem um conhecimento verdadeiro e que torne o homem livre para escolher.

0 comentários:

Sobre mim

Jaine Policena
Ver meu perfil completo

Seguidores